quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ DIA NOVO




                    É interessante o raciocínio humano quanto a expectativa criada em torno da virada de ano.

          As pessoas enxergam a virada de ano como se fosse os 45 minutos do 1º tempo de uma partida de futebol, a qual está em desvantagem no placar, ansiosos para ver os minutos que faltam para acabar, entrar no vestiário, fazer algumas substituições, acertar uns erros e voltar para o 2º tempo para vencer.

          Eu vejo a mudança de ano como a continuidade. Não existe um intervalo, muito menos um segundo tempo do jogo, é o COTIDIANO que segue, que continua ininterruptamente: eu sou o mesmo, meu caráter é o mesmo, meus problemas são os mesmos (e devem ser solucionados), os objetivos não alcançados continuam a ser perseguidos. 

          É na verdade apenas um próximo capítulo, é o virar da página de um novo dia.

          O intervalo deste jogo da vida são as horas de sono e descanso. E a vida continua a ser jogada constantemente sem achar que meu passado será anistiado: erros esquecidos, problemas resolvidos, doenças curadas, vazio preenchido, etc.

          Ao término de um ano não vou entrar no próximo no zero a zero, pelo contrário, o placar é o mesmo com o jogo sempre em andamento, sem parar.

          As decepções são experiências que servirão para que eu possa aprender e não mais cometer os mesmos erros. As metas não alcançadas é um referencial, meu alvo para que eu possa continuar a caminhar, os fracassos como um indicador para eu melhorar o padrão do que deverá ser executado. As minhas conquistas e vitórias, devem ser olhadas com admiração e orgulho do dever cumprido e jamais com arrogância, soberba e prepotência.

         Que na virada de ano possamos deixar de lado o discurso de que amanhã será o início da dieta, dos novos hábitos, da nova mentalidade, novas regras.....para ser um discurso de todos os dias, como se todos os dias: "o amanhã" fosse o primeiro dia de um novo tempo. E todos os dias refletir sobre os dias de ontem, como se ontem fosse o último dia de um ano.

          Todos os dias, sejamos nós mesmos a procura de melhorias, com mais humildade e respeito; com coragem, ousadia e determinação; amando a Deus, a nós mesmo e o próximo, porém amor verdadeiro vindo do coração, da alma, de sentimento. Amar é respeitar.

          Assim, o olhar para o dia de amanhã e o ontem será um exercício diário, refletindo em tudo o que ficou de bom e de ruim e planejar o dia de amanhã, nos 365 dias de todo o ano de todos os anos.


“mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”
Isaias 40:31


Wagner Pires

Nenhum comentário: