sábado, 4 de dezembro de 2010

PERDOAR - Natal de 2004


Chegou Dezembro, mês de festas, luzes, brilho, alegrias e tristezas.
Calor e praia para uns, frio e neve para outros.
E como faço a anos, procuro expressar um significado, não somente a troca de presentes com a família reunida, mas o nascimento: Natal.
Lucas 15:11-23 – Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. "Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!..... "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho.” "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.”
No texto acima vemos exatamente o que havia mencionado sobre a visão que temos sobre o Natal: festa, presentes, carinho, amor....
Mas Natal não é isto!
No texto vemos também arrependimento e perdão.
Natal é o nascimento de Jesus Cristo, que foi para que o homem tivesse o dom de PERDOAR – Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21-22)
Perdoar poqrue vivemos num mundo em conflito: familiar, financeiro, conjugal, profissional, ou seja em todas as áreas. O homem busca sua afirmação e, muitas das vezes, acaba ferindo, magoando pessoas ao redor, por isso a necessidade de se arrepender e pedir perdão, como de aceitar: PERDOAR.
É muito fácil falarmos que temos um coração capaz de perdoar quando alguém apenas nos diz palavras que nos desagradam ou ofendam, PERDOAR é muito mais amplo, é aceitar um pedido numa traição como acontecera com o profeta Oséias (Oséias cap. 3) - nota: digo perdoar não reconciliar, isso é uma atitude pessoal porque o próprio Deus e a legislação dá estas duas oportunidades de perdoar e reconciliar, como perdoar e cada um seguir sua vida, mas fica para outro tema.
PERDOAR é um dom capaz de esquecer uma situação de roubo, furto – Carta a Filemon vers. 8 a 18.
Enfim , são “n” situações do COTIDIANO que devemos ter este sentimento, assim como o próprio Jesus, na cruz, depois de torturas e dores, perdoou aquele povo.
Mateus 6:15 “Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.”
1ª João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Natal é o instrumento que Deus criou para que nós pudéssemos receber o perdão de Deus através de Jesus Cristo – Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico - "eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". (Lucas 5:24)
Este perdão nos faz levantarmos da paralisia espiritual, sentimental, física, profissional; acabar com toda enfermidade que nos impedia de sermos realizadores e conquistadores.

Wagner Pires

Nenhum comentário: