sábado, 11 de dezembro de 2010

SEMENTE - Natal de 2007


Salmo 1:3 – É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Numa árvore existem milhares de folhas, e quando eu penso numa árvore, vem a minha mente uma mangueira.
Surgirão as flores que no devido tempo tornar-se-ão frutos, amadurecendo gradativamente. Nossa vida é um processo gradual, crescendo à medida que nos permitirmos ser ensinados, tratados, libertos, curados.
Algumas folhas tem o privilégio de receberem a chuva e o orvalho diretamente e, assim, deixam-os cairem para as que estão abaixo. Há o processo de crescimento de EXPANSÃO, onde as folhas laterais proporcionarão um refrigério: sombra.
Mas apesar desta vantagem de algumas folhas (de receber a chuva ou de fazer a sombra), esta árvore como um todo, recebe o alimento igualmente distribuído, extraído do solo: raiz, caule, tronco, galhos, folhas.
Raiz: simboliza Deus, a origem, o poder de dar o alimento que transfere para o...
...Caule: que representa Jesus que transporta: intercede, percorre através de um único...
...Tronco: como analogia ao único Espírito Santo que age em todos, sustentando...
…os galhos, ramos, folhas e frutos: a Palavra levada à todos sem distinção: igrejas, líderes, colaboradores, membros, etc.
Mas os galhos sem folhas ressecam e se partem. E as folhas sem o alimentado – "PALAVRA": secam, murcham, caem e viram pó. Ou seja, um depende do outro para prosperar no crescimento espiritual e, consequentemente nas outras áreas de nossas vidas, pois não há uma verdadeira prosperidade material, profissional, sentimental ou seja lá qual for, se não houver uma prosperidade espiritual.
Na Bíblia diz que Jesus é a água da vida, e o salmista diz que "uma árvore plantada junto a ribeiro de águas tem as suas folhas verdes mesmo na tempestade", no adversidade, dificuldade, lutas, crises. Isso é a verdsdeira prosperidade, vencer no COTIDIANO em meio a crise: mundial, nacional ou pessoal.
Nas folhas nascem flores que posteriormente tornam-se frutos, porém as árvores que não dão fruto de nada serve – Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos!" Imediatamente a árvore secou.(Mateus 21:19)
Não importa se você é uma instituição religiosa, um líder, um colaborador ou apenas um membro, o importante é dar frutos, mas bons frutos.
Afinal, o que tudo isso tem em comum com o Natal?
É que Jesus Cristo é exatamente a SEMENTE original, a primeira a ser plantada por Deus aqui na terra, criou raiz firme em Deus através da obediência porque cresceu, viveu, pregou, ensinou, curou, libertou, morreu, VENCEU, RESCUSCITOU, VIVE, PREGA, ENSINA, LIBERTA, CURA, PROSPERA, FORTALECE, ALIMENTA a todos aqueles que desejam fazer parte desta árvore, e desejam tornar-se um galho ou uma folha, porque todos um dia foram um fruto que da mesma forma que nasceu e, amadurece a cada dia e, assim vivendo em união, aliança, conformidade.
E só pode viver tudo isso quem crê, não apenas de palavras, mas de FATO: coração, mente, atitude, comportamento; VONTADE, DESEJO, PRAZER, BUSCA: constante e incessante; voluntária: sem pressão, barganha e egoismo.
Por que egoísta?
Porque é o mal deste mundo. É o galho sem folha ou a folha solitária que não consegue florescer e com isso irá murchar.
Ninguém vive sozinho em nenhum segmento humano: trabalho, família, casamento, educação, igreja...
Enquanto as folhas se mantêm alicersadas num ramo podem até estarem distantes umas das outras, mas tem algo que as une.
Imagine quantos nutrientes e minerais é transportado pela água para uma árvore.
Pois bem, este ALGO transportado pela água viva, Jesus Cristo, é o AMOR, incondicional, sem distinção, é igual para preto ou branco, pobre ou rico, feio ou bonito, homem ou mulher. Não faz diferença se é a folha que recebe a chuva ou a que faz a sombra, se é o galho ou se é a flor, todos são importantes independente da função, por isso Ele te ama e quer te abençoar, tornar-te um galho resistente, uma folha verdinha, um bom fruto.
O forte calor do dia pode cansar, mas na madrugada vem o orvalho para o refrigério, vem a chuva para uma limpeza - "…o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria..” (Salmo 30:5b)

Wagner Pires

Nenhum comentário: