quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CRÔNICA DE UM ANDARILHO





Cansado da rotina do dia a dia, resolvi mudar minha vida.
Cair por este mundo a fora,
Caminhando sem destino.
Costa a costa, Sul ao Norte.
Criar o meu COTIDIANO: nem pior, nem melhor, apenas diferente!

Com minha mochila colocada às costas,
Carregada de sonhos,
Coloco a câmera fotográfica no pescoço para registrar cada momento.
Calço um chinelo para um caminhar relaxado.
Calças jeans rasgadas,
Curtas como bermuda,
Camiseta leve para enfrentar o sol,
Chapéu na cabeça para minha proteção.
Cajado, para não vacilar, seguro-o em minha mão.

Contemplo a natureza:
Coqueiros, palmeiras, árvores diversas e seus frutos,
Coloridas e perfumadas flores para enfeitar os bosques.
Celeiros com abundância.
Cavalos nos currais,
Cães a ladrar nos quintais.
Casas de pedra e vivendas pelas aldeias por onde passo.
Castelo medieval, uma beleza sem igual.

Carros passando em velocidade:
Cuidado, perigo!
Correr, às vezes, para chegar ao abrigo.
Cautela, também é preciso para suportar a viagem.
Calor ardente que dá muita sede.
Caindo o suor pelo rosto, vejo miragem.
Chuvas em alguns lugares ajudam a refrescar-me.

Chegando às cidades,
Cada povo mostra seu valor:
Cultura, gastronomia, arte, muita informação;
Crenças, costumes e religiosidade.
Curiosidades para que eu possa conhecer e aprender.
Cenário descrito em meu diário, acompanho o noticiário.

Camilas, Carinas e Cristinas,
Companheiras nesta minha jornada.
Carinho, amor, respeito por onde passo.
Contos, fábulas, mitos, relatos e lendas urbanas.
Conversas jogadas fora com prosas ao redor da mesa,
Compartilham canções, violões e batucadas.
Contrastam com vozes desafinadas.
Comida típica e tradicional recheiam o saboroso prato,
Corpo alimentado, tenho que seguir.

Compras no mercado, última parada
Comprar algumas lembranças para ficar na saudade
Caindo a tarde, é hora do descanso merecido.
Chegando o anoitecer que mostra todo o seu brilho,
Céu e seu luar estrelado.
Chuveiro quentinho é bom para relaxar,
Cama fofa e confortável me faz dormir e sonhar.
Cinco e trinta o relógio irritantemente toca,
Chama-me a atenção para despertar.
Café no copo, barriga farta: momento de partir.

Choro na despedida:
Consola-me deixar as amizades e a beleza de cada lugar.
Continuar nesta minha peregrinação,
Cidades que ficam para trás, outras que vêm pela frente.
Certo de que um dia,
Com o coração que ainda saudoso, estarei feliz e realizado,
Cheguei ao meu destino final,
Contos que foram escritos com detalhes descritos, nada restrito,
Contando minhas histórias para ficar na perpétua memória!




Wagner Pires
in, Crônicas de um Andadrilho

Nenhum comentário: